No dia 20 de outubro, estive na festa de Bonsucesso, distrito de Apiacá, na região serrana próximo ao Alto Calçado, alguns detalhes me levaram a comparar com as festas populares que aqui ocorrem.
Observando a faixa colocada na frente do palco, percebe-se que não há propaganda ou citação do prefeito, e sim do governo, e com muito critério, dando ênfase a localidade em festa e saudando seus visitantes
A logomarca do governo 2009/2012 ocupa um pequeno espaço no canto direito da faixa
No canto esquerdo, há uma referencia à região onde está localizada o distrito, ressaltando as potencialidades turísticas e agrícolas.
Havia três “banner’s” pendurados no entorno do palco oficial, nenhum deles dando referência pessoal, os três são institucionais informando as potencialidades da região e sempre com a logomarca da administração atual posicionada de maneira discreta na canto baixo direito do banner.
Até nas lixeiras, existe a preocupação de emitir uma mensagem conscientizadora dando uma demonstração que é muito simples o poder público exercer suas obrigações ambientais.
Ficamos nesse distrito serrano por umas três horas e acompanhamos duas apresentações, os artistas não mencionaram o nome do prefeito ou feito aqueles agradecimentos artificiais sequer uma vez, entre um show e outro, o apresentador oficial, de maneira sóbria cumprimentou os presentes e visitantes, e fez um resumo da programação da festa, onde pela única vez foi citada a chegada do prefeito e sua comitiva.
Apiacá nos deu seguidos exemplos de que é possível ter um governo bem reconhecido pela população sem a necessidade de fazer propaganda forçada, tendenciosa e personalista conforme é feito em Bom Jesus do Itabapoana, onde em cada apresentação seja de qualquer artista local o de “renome nacional”, é regra básica no mínimo três agradecimentos a prefeita dando ênfase ao nome dela, fora as inserções dos locutores oficiais onde mais se agradece a prefeita do que os visitantes e mais se parabeniza a prefeita do que a comunidade local das festas.
Ela fala por ela e pela comunidade, nada mais artificial e forçado, sempre com o nome da prefeita em destaque com a cor diferente da mensagem