sexta-feira, 15 de julho de 2011

Crônicas do Itabapoana que agoniza

Esse artigo aborda e denuncia o castigo implacável que o Rio Itabapoana vem sofrendo nos últimos anos, ele está agonizando como um paciente terminal diante de nossos olhos sem que nada seja feito de concreto, não consigo entender tamanha indiferença de toda a sociedade perante esse quadro ambiental crítico como se estivéssemos na bacia do Amazonas.



Estou questionando a sociedade Bom-Jesuense, pois desse poder público eu não espero absolutamente mais nada.
Mas não entendo por quê instituições sociais e de classe renomadas como Lions, Rotary, Maçonaria, OAB as igrejas, nada, ninguém se incomoda com a situação de nosso único rio ontem e hoje percorri um pequeno trecho do rio no perímetro urbano, e op que vi e registrei foi osuficiente pra me deixar perplexo, tamanha a brutalidade da ação do homem, se ele morrer, não tenham dúvidas que teremos um verdadeiro colápso sanitário e de abastecimento em nosso município, sem contar com os imensuráveis prejuízos no comercio e no setor produtivo. visto que é nossa única fonte de água que nos abastece.


Recentemente um grupo de Bom-Jesuenses teve a brilhante iniciativa em promover o "Despertar Ecológico" em defesa do Rio Itabapoana, mas a sociedade parece que não entendeu o objetivo dessa ação, pois não houve nenhuma adesão de outros setores da sociedade, foi parabenizada e elogiada mas não foi aderida, aquela ação foi somente um primeiro passo, um convite, no sentido de estimular a sociedade a dar a devida atenção ao nosso rio, mas não, essa misteriosa inércia que paira sobre os bom-jesuenses os tornam incapazes de reagir perante a morte anunciada de nosso patrimônio mais valioso, parece que todos entregaram "os pontos"


Hoje a prefeitura não tem mais um sistema de coleta de lixo, tem sim um sistema de distribuição de lixo, e não me venha me dizer que o povo é tão culpado quanto os políticos, a sociedade tem sim sua parcela de responsabilidade, mas o comportamento da sociedade está diretamente ligado ao do poder público, esses nefastos foram eleitos para serem nossa referência, nossos representantes, eles os vereadores que deveriam nos representar, fiscalizar e legislar em nosso favor, mas isso não existe na cãmara, posso afirmar que esses incompetentes, com a excessão de somente um, sequer tem a ciencia da existencia do Protesta e do Seu Voto, talvez eles nem saibam o que é "rede social", se usar esse termo certamente que vão presumir se tratar de algum "projetinho" pra trocar por votos como eles sempre fazem.



Essa administração hipócrita, considera que somente fincando uma placa nas margens do rio basta para que seu dever esteja cumprido. Hoje a placa está capenda e apoioada uma pobre árvore, e ha alguns metro dela acontece o que todos estão vendo nessas fotos. Até os anos noventa, Bom Jesus do Itabapoana era uma cidade que impressionava a qualquer visitante pelo zelo que havia por parte da administração pública, coo dzem os antigos, nossos administradores eram caprichosos com nossa cidade, havia preocupação com a destinação do lixo, com questões ambientais a cidade era limpa de bem cuidada. Hoje está entregue ao abandono, nossa cidade aos poucos se tranforma em um lixão urbano e a população parece que está se acostumando em conviver em meio a tanto lixo espalhado por toda a cidade.


  A foto acima demonstra o nível de assoreamento do rio, nos anos oitenta, eu residia próximo a essa margem, e dali mesmo eu "mergulhava de ponta" tal era a profundidade desse trecho. Por diversas vezes me disponibilizei para qualquer ação, projeto ou reunião para mobilizarmos nossa sociedade, continuo a disposição de todos, mas temos que descruzar os braços, pois todos serão atingidos de forma implacável com a morte do Itabapoana.