segunda-feira, 6 de junho de 2011

Sim, nós podemos!

Um exemplo clássico de que o poder público quando ético e atuante pode mudar os rumos da coletividade aconteceu no Espírito Santo.
Estado que há oito anos vivia uma crise institucional financeira e social sem precedentes que durava décadas e que posicionava o estado nas últimas colocações dos índices econômicos e sociais no cenário nacional, onde o crime organizado aparelhava-se no executivo e legislativo, o ES era terra de ninguém.

Corrupção impreguinada no poder público, autoridades assassinadas a luz do dia, era uma situação abiçalmente mais caótica em que vive Bom Jesus do Itabapoana hoje.

Então entrou em cena com uma reação indgnada de toda sociedade organizada capixaba, onde em um movimento político bem articulado por vários líderes do estado dos mais variados seguimentos, levaram uma maioria parlamentar decente a Assembléia Legislativa e Paulo Hartung ao Palácio Anchieta, que com notável visão estratégica, raro talento na articulação política, com uma conduta ética impecável e cercado de colaboradores sérios e capazes, dentre eles tenho o prazer e a honra de citar o Sr Julio Motta, nem todos os homens públicos da família Motta são questionáveis, vide o legado deixado por Nelson Motta, digno e merecedor da criação de um memorial em sua homenagem na sede da Fazenda Liberdade em Carabuçú , e o próprio Sr Júlio, pessoa que tem minha incondicional admiração por sua cordialidade, inteligencia e raro conhecimento da vida pública e pai de meu grande irmão Brunão, ele ocupou a subsecretaria de fazenda no primeiro governo Hartung e presidiu a COHAB/ES nos anos 80 com extrema competencia e lisura.

E Hartung promoveu uma verdadeira metamorfose no estado, com uma rigorosa faxina ética, liderou de maneira firme e implacável um processo de moralização do poder público capixaba que teve seu ápice no dia em que o presidente da assembléia legislativa José Carlos Gratz, saiu algemado e levado preso em uma viatura de polícia da Assembléia do Espírito Santo sob uma série acusações.

Além de ter planejado grandes projetos estruturais proporcionando ao estado desenvolvimento econômico e justiça social.
O município de Serra/ES, apresenta uma evolução dos índices econômicos e sociais que se destaca dentro do próprio cenário capixaba, não por acaso, em Serra/ES, 70% dos recursos públicos são aplicados pelo sistema de orçamento participativo .
Hoje o ES é o estado com maior crescimento econômico do país, e está consolidado como a maior potencia emergente da federação, tanto em índices econômicos como sociais.
Para se ter uma idéia da transformação promovida por Paulo Hartung, seu candidato a sucessão ao governo do estado, o senador Renato Casagrande (tão sério e capacitado quanto o próprio Hartung), se elegeu em primeiro turno com 86% dos votos sem que Hartung sequer gravasse uma mensagem de apoio ou tenha participado da campanha ou comícios de Casagrande.
Hartung defende a tese que, na condição de líder máximo do estado, ele somente usaria seu cacife político em caso de risco de retrocesso institucional eleitoral, em vez de influenciar o eleitorado para atender interesses partidários corporativistas, conduta digna de um grande estadista.

Paulo Hartung optou em não disputar a uma vaga no senado, seria uma verdadeira barbada, quis concluir seu segundo mandato e viu seu candidato atropelar seus adversários com a tranquilidade creditada somente aos líderes incontestes, e Paulo Hartung é um deles, verdadeiro exemplo de homem público a ser seguido.
Portanto irmãos, temos um exemplo na história recente brasileira e muito próximo de Bom Jesus (240km) para nos inspirar a fazer o mesmo em prol de nossa querida Bom Jesus.
Vamos nos espelhar na história recente do Espírito Santo para mudar os rumos de Bom Jesus do Itabapoana! Lembrem-se que não é possível voltar o tempo e mudar o passado, mas todos tem o legítimo direito de recomeçar e mudar o futuro.


Frederico Sueth Rangel