Algo muito intrigante tem deixado muito matemático confuso
na gestão pública de Bom Jesus do Itabapoana nos últimos anos, que é o serviço
público de coleta de lixo, que de uns tempos pra cá passou a ser realizado por
empresas terceirizadas, o que já fere o código de posturas do município que
prevê que tal serviço somente poderá ser realizado pela prefeitura ou por
concessão, e não está nem de um jeito e muito menos do outro. A empresa que
realiza nossa muito questionada coleta de lixo foi contratada para prestação de
serviço e não por concessão. Mas o mais nebuloso desta história está na
matemática imprecisa do governo ao terceirizar esse serviço, pois segundo
constam os boletins de medição enviados à câmara os valores beiram o absurdo.
Nos anos noventa era a própria prefeitura que realizava a
coleta de lixo, e era abissalmente mais eficiente que atualmente, tínhamos uma
frota de veículos adequada com dois caminhões compactadores inclusive, até hoje
alguns caminhões caçamba fazem parte da frota da coleta de lixo, o que é irregular,
visto que o contrato determina que a empresa teria que fornecer todos os
veículos para a coleta de lixo.
E o que vimos diariamente são caminhões da
prefeitura realizando o serviço. O mais absurdo mesmo está no aluguel que pagamos
pelo caminhão prensa da empresa terceirizada, trata-se da mixaria de R$
47.000,00 por mês em média, o que em doze meses daria para COMPRAR DOIS
CAMINHÕES COMPACTADORES ZERO KM e nos livrarmos dessa despesa mensal pelo resto
do mandato, é uma conta que não fecha de forma alguma. O próximo prefeito pode utilizar esses recursos na compra de dois compactadores novos, e nos outros três anos de gestão ele economizaria a bagatela de R$ 1.692.000,00
Perdulária também é a remuneração paga aos encarregados
desta empresa terceirizada, cada um desses, recebem a módica quantia de R$
3.328,00 por mês, remuneração inferior somente ao dos secretários de governo e
da prefeita, imaginem só um encarregado que ganha quase que o dobro de um
médico de PSF? O que não me faz aceitar essa terceirização está no fato dos
servidores ser de Bom Jesus, o escritório de contabilidade também ser de Bom
Jesus, de ter veículos da prefeitura realizando serviço e com um preço
absurdamente mais caro do que se fosse a prefeitura que realizasse tal serviço.
Se a prefeitura fosse uma grande empresa da iniciativa privada, certamente ela
iria a bancarrota, pois com essa política perdulária qualquer empresa quebra, e
certamente os responsáveis pela gestão desta empresa seriam demitidos sumariamente
e por justa causa. Em sete de outubro poderemos demitir todos os gestores
perdulários de nossa empresa. Lembrem-se que somos os acionistas dessa empresa.