No inicio do anos 90, a comunidade da antiga Usina Santa Isabel vivia uma situação indefinida em virtude das muitas dívidas trabalhistas da Usina que havia encerrado suas atividades.
Haviam ações trabalhistas movidas por quase todos os moradores daquela localidade, e a situação se vislumbrava como insolúvel.
Foi quando o poder público atuante que era, entrou em cena, em uma ação em conjunto entre os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Com aprovação do legislativo, o executivo depositou valor das ações em juízo, e em contrapartida, as terras da antiga usina se incorporaram ao patrimônio púpblico municipal por decisão do judiciário, dando inicio a um grande projeto de desenvolvimento econômico e social naquela grande área, era a idealização da "Nova Bom Jesus".
Esse projeto chegou a ser iniciado com a implantação da Usina de Tratamento de Lixo, dando fim ao antigo "lixão" que havia na subida do "arrebenta rabicho" bem na entrada de nossa cidade, dando um destino correto ao nosso lixo, e gerando emprego aos moradores de Santa Isabel, a U.T.L. chegou a gerar oitenta empregos diretos, criou-se também a Horta Municipal que abastecia as escolas e creches municipais, e junto a ela, havia um grande viveiro de mudas de hortaliças, fruteiras etc, que servia aos pequenos produtores rurais que não produziam leite, se instalou também algumas empresas com incentivos fiscais e o conjunto habitacional da Nova Bom Jesus, que beneficiou as famílias atingidas pela enchente de 1997 e outras não atingidas, mas que residiam em área de risco, recentemente foi doado pela prefeitura com aprovação da câmara um terreno a Xamego Bom para ampliar suas instalações.
Mas hoje infelizmente esse grupo político que controla a câmara e a prefeitura não é dotado de visão estratégica, além de serem todos eles irresponsáveis e inconsequentes, pois esses, deixaram que nosso patrimônio fosse depredado, a U.T.L se transformou em um grande lixão que não gera emprego e nem recicla o lixo prejudicando nosso meio ambiente junto aos caminhões de lixo inadequados de deixa boa parte do lixo coletado na cidade que vai caindo pelo caminho até chegar em Santa Isabel. Quanta incapacidade de gestão senhor secretário!
A horta municipal e o viveiro de mudas, também se foram, hoje a prefeitura compra uma parte considerável da merenda escolar municipal em um estabelecimento comercial de Bom Jesus do Norte/ES, esse desgoverno deixou de produzir a merenda de nossas escolas e deixou de gerar emprego aos moradores de Santa Isabel para compra-la com custo bem maior e fora de Bom Jesus do Itabapoana, nada contra nossos vizinhos, mas nosso dinheiro deveria ser aplicado em nossa cidade.
Há quem questione o tamanho da área cedida a Xamego, "dizem" que se configura como um verdadeiro "latifundio industrial", onde o tamanho da área cedida foi muito maior que o necessário, muitas pessoas bem informadas me afirmaram categóricamente a respeito.
A ausência de transparência desse governo leva a qualquer ação para os caminhos da obsburidade, tudo que esse governo executa sempre tem algum ponto questionado seja no campo administrativo ou ético.
Frederico Sueth Rangel
votebembj@yahoo.com.br
www.facebook.com/svmais
22 9203 5350